A evolução do Range Rover tem sido constante desde a sua apresentação em 1970. O SUV mais luxuoso do mundo é altamente sofisticado, tem uma capacidade inerente, um design inspirador e apresenta avanços tecnológicos que o diferenciam de tudo o resto. Recordemos a história da série de SUV de luxo conhecida como a família Range Rover.
Para manterem o protótipo do primeiro Ranger Rover em segredo, os designers e engenheiros responsáveis por este veículo revolucionário deram a este protótipo o nome "Velar", derivado da palavra italiana "velare" que significa esconder ou cobrir. Os primeiros 26 protótipos receberam até um emblema com esse nome para a sua identidade não ser revelada.
Após uma série de testes bem-sucedidos do protótipo Velar, o primeiro Range Rover foi apresentado ao mundo. Este veículo foi aclamado pela crítica graças à sua combinação rara de capacidade e design elegante. Foi também o primeiro veículo a oferecer tração às 4 rodas permanente, uma tampa da bagageira de abertura bipartida, um capot em forma de concha e uma linha de cintura contínua
Após 11 anos no mercado, o Range Rover Classic foi disponibilizado como um veículo de quatro portas para proporcionar ainda mais opções à sua crescente base de fãs.
Mais sofisticado do que o seu antecessor, os acabamentos deste veículo de segunda geração, como a silhueta icónica e a introdução de faróis retangulares em vez de circulares, têm resistido ao passar do tempo, sendo imediatamente reconhecidos até aos dias de hoje.
Este Range Rover em constante evolução foi o primeiro a ser construído com uma carroçaria monobloco. O design da carroçaria foi inspirado no visual afunilado da lancha Riva italiana, enquanto os acabamentos metálicos no interior do veículo se inspiraram nas polias desta lancha de luxo.
O protótipo Stormer ficou conhecido por apresentar a futura direção de design do Range Rover, bem como a abordagem ousada à adoção de novas tecnologias nos veículos.
A apresentação do primeiro SUV desportivo da família Range Rover demonstrou o compromisso da Land Rover para com a performance. As opções de motores incluíam motores a gasolina Supercharged de 4,2 litros que proporcionavam uma rápida performance. O Range Rover Sport também oferecia uma suspensão pneumática interligada que permitia aos condutores uma altura de condução opcional para otimizar o conforto e a condução do 4x4 em estrada e todo-o-terreno. A altura variável foi uma das novas características distintivas que refletiu a performance dinâmica no aspeto do veículo.
Este protótipo cross-coupé foi um passo ambicioso e progressivo da equipa de design da Land Rover. Destinado aos condutores que raramente conduziam um todo-o-terreno, este protótipo, além de manter a capacidade lendária da Land Rover, apresentou um interior considerado "futurista" pela imprensa.
Nomeado "Carro do Ano" por diversos órgãos de comunicação, o Range Rover Evoque fez sucesso assim que foi apresentado no Salão Automóvel de Paris, em 2010. Muitas das características do protótipo LRX foram incluídas no sofisticado cross-coupé, incluindo a interpretação inovadora do design clássico do Range Rover.
A quarta encarnação do Range Rover foi a primeira a incluir uma carroçaria leve totalmente em alumínio que é imediatamente reconhecida pela sua longa distância entre eixos e tejadilho flutuante. O veículo também apresentou a versão da próxima geração do sistema Terrain Response® da Land Rover. Esta tecnologia de condução integrada seleciona automaticamente a melhor definição do veículo para o terreno.
O primeiro veículo híbrido da família Range Rover não só proporcionou um melhor consumo e emissões inferiores como, acima de tudo, não comprometeu a capacidade. Para provar isto, o veículo partiu numa viagem de 16 mil km de Solihull até Mumbai, no derradeiro teste de condução todo-o-terreno, os Himalaias.
Apresentado por Daniel Craig, o ator que fez de James Bond, algumas ruas de Nova Iorque foram temporariamente encerradas para o lançamento do Range Rover Sport atualizado, equipado com um motor V6 de 3,0 litros com melhor eficiência.
Concebido para ser um SUV de alta performance com máxima potência, o Range Rover Sport SVR foi o primeiro veículo a ser produzido pela equipa Special Vehicle Operations. Sendo o Land Rover mais rápido de sempre, este veículo proporciona uma condução inesquecível. A potência do veículo reflete-se nas características de design, como as duas ponteiras de escape duplas e o spoiler traseiro único.
O expoente máximo de requinte e luxo, o Range Rover SVAutobiography redefiniu a experiência Range Rover. A atenção ao detalhe é evidente nos acabamentos em alumínio escovado e nos bancos exclusivos do habitáculo. No exterior, a escolha única de cores garante que os condutores obtêm a melhor experiência de luxo sinónima do Range Rover. O SVAutobiography Dynamic foi apresentado pouco tempo depois e, graças ao seu design distinto e motor V8 potente, a posição do veículo refletiu a sua potência e agilidade.
O Evoque Convertible, o primeiro Range Rover descapotável, conjugou a capacidade reconhecida da Land Rover com características apelativas, como a capota com sistema de abertura em Z, mantendo ao mesmo tempo o forte visual criado pelos designers da Land Rover. O resultado é o primeiro SUV descapotável 4x4 todo-o-terreno compacto e com as maiores capacidades do mundo.
Desde o protótipo Velar ultrassecreto ao primeiro Range Rover Evoque Convertible, a evolução do Range Rover é evidente. Sem nunca comprometer a capacidade, o SUV de luxo continua a elevar a fasquia no que diz respeito ao design, capacidade e performance automobilística.
Apresentamos uma nova adição à família Range Rover. Com as suas linhas de design limpas, atraentes e visionárias, o Range Rover Velar promete ser um SUV com toda a capacidade, luxo e requinte que as pessoas esperam dos nossos veículos.
DESCUBRA O RANGE ROVER DE VANGUARDA